Baixa temporada em Alter do Chão: quando acontece? Vale a pena?

Se você já sonhou em desbravar uma Alter do Chão mais íntima, menos conhecida, este artigo é para você. Sou uma moradora apaixonada por esta região e, hoje, quero compartilhar com você como é a baixa temporada em Alter do Chão.

Venha comigo e descubra por que a baixa temporada é o momento perfeito para se encantar pelas belezas amazônicas!

Quando é a baixa temporada em Alter do Chão?

Em Alter do Chão, a baixa temporada acontece no que chamamos de inverno amazônico, que vai de janeiro a junho.

Mas não se preocupe, não é o inverno frio que você está pensando, mas sim o período de chuvas. Vou te explicar melhor!

Clima

Basicamente, a Amazônia possui duas estações: o inverno e o verão. No verão é quando as temperaturas são mais altas e quase não chove. Por outro lado, no inverno as temperaturas são mais amenas e chove bastante — e é quando a cidade fica mais bonita.

Por causa da chuva e da cheia dos rios, a fauna e flora da região se tornam mais vibrantes e visíveis. Durante a estação seca, muitas árvores da floresta tropical perdem suas folhas, mas quando as águas sobem, a natureza ressurge com uma explosão de cores.

Além disso, a vida selvagem se torna mais evidente. Pássaros, jacarés, macacos e até mesmo preguiças saem de seus esconderijos para aproveitar as áreas inundadas.

Apesar de encantadora, vale a pena mencionar o único contratempo dessa época: a chuva. No entanto, com um pouco de preparo, ela não precisa ser um empecilho. Os passeios continuam, e a chuva, por mais que apareça, não rouba a beleza do cenário.

As temperaturas, geralmente um pouco abaixo dos 30 °C, ainda mantêm um calor agradável, tornando a experiência prazerosa.

Movimento na cidade

Na baixa temporada, você sentirá que o ritmo de Alter do Chão diminui um pouco.

As praias ficam menos movimentadas, pois a cheia do rios diminui a faixa de areia. Na verdade, algumas praias chegam a ficar submersas.

No entanto, não se engane pensando que a cidade perde sua magia. Pelo contrário, os passeios de lancha e catraia se tornam ainda mais atraentes com os rios cheios, oferecendo uma experiência única e romântica.

Por isso, nos feriados e nas férias escolares a cidade pode ficar um pouco mais cheia, já que os turistas e locais aproveitam para explorar as maravilhas da região que não são acessíveis na seca.

Vale a pena visitar Alter do Chão na baixa temporada?

A baixa temporada em Alter do Chão é minha época favorita! Eu garanto que se você está pensando em visitar este pedacinho do paraíso durante esse período, não vai se arrepender.

Contudo, o volume alto de chuva te assusta, aqui vai uma dica especial: programe sua visita para julho, agosto, janeiro ou fevereiro. Assim, você vai poder aproveitar o melhor das duas estações amazônicas.

Esses são os meses ideais, quando os rios estão cheios, mas não tão cheios. Por isso, você ainda pode desfrutar das praias e realizar passeios pela floresta alagada, proporcionando uma experiência completa que combina o melhor de ambos os mundos.

rm3
rm3

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A hospedagem mais bem avaliada no Google em Alter do Chão