História de Alter do Chão: saiba tudo sobre essa linda cidade!
Conta a história que, até o século XVIII, Alter do Chão era habitada pelos índios Borari, e que os jesuítas comandavam missões religiosas no que hoje é uma simpática vila do Pará.
Como gosto de compartilhar histórias e curiosidades sobre a minha região, resolvi separar algumas informações para quem gosta de história e cultura.
Então, para conhecer essa e outras histórias de Alter do Chão, convido você a fazer a leitura deste artigo que trará uma visão geral sobre o assunto. Vamos lá?
Onde fica Alter do Chão?
Alter do Chão fica pertinho de Santarém, a oeste do Pará, e a mais de 1300 km da capital Belém. E preciso dizer que é meu pedacinho favorito no Pará.
Com apenas seis mil moradores, essa vila é conhecida por suas belezas naturais que conquistam todo mundo, até gringos.
Não é à toa que o The Guardian elegeu este lugar como o primeiro entre os melhores destinos com praias lindas no Brasil e até no mundo, só com água doce.
Alter do Chão é, portanto, perfeita para aproveitar o ‘verão amazônico’, de agosto a dezembro. Se quiser ver as praias de areia, setembro é o mês certo, quando o rio baixa.
Com destaque em jornais e revistas mundo afora, essa vila encanta todo mundo que passa por aqui.
História de Alter do Chão
A história de Alter do Chão começou em 6 de março de 1626, quando o português Pedro Teixeira fundou esse cantinho paradisíaco.
Mais tarde, em 6 de março de 1758, Francisco Xavier de Mendonça Furtado, o governador da capitania do Grão-Pará, elevou este lugar a categoria de vila.
No começo, os índios Borari habitavam Alter, até os jesuítas passarem a comandar missões religiosas.
Logo depois, chegaram os portugueses, ocupando as terras dos Borari, mas os índios foram catequizados e vivem aqui, mantendo suas tradições. A Festa do Sairé, por exemplo, é uma herança deles.
Já no século XVIII, Alter achou que se sairia bem no comércio de látex, mas não deu certo. Foi apenas nos anos 90 que a vila de Santarém apostou no turismo, como principal fonte econômica do lugar.
Há monumentos históricos em Alter do Chão, no Pará?
Alter do Chão, por si só, já é um patrimônio material e imaterial do Pará desde 2022, por ser uma rota turística de grande importância para a Amazônia.
Contudo, a própria vila sustenta atrativos que são um verdadeiro patrimônio para os paraenses de Alter do Chão.
É o caso da Igreja de Nossa Senhora da Saúde, construída em 1876 e restaurada em 2010, mantendo sua cor original amarelo ocre e detalhes em verde.
A igreja foi inaugurada em 1896, durante a festa da padroeira, e seu altar-mor é uma atração especial, feito de madeira de lei e esculpido em 1923.
✅ Informações úteis
- Endereço: R. Turiano Meira, 530 – Alter do Chão, Santarém – PA
- Horário de funcionamento: de segunda a sábado (8h às 12h); domingo (19h30 às 22h)
- Telefone: (93) 99130-8818
- Nota no Google: 4,6
Há também um ponto turístico que atrai muitos turistas para tirar fotos e eu sempre gosto de dar uma passadinha: o letreiro “Eu Amo Alter”. Não se trata de um monumento histórico, mas é parada obrigatória de quem chega a Alter.
No geral, Alter do Chão não é conhecida por seus monumentos históricos, mas sim por suas belas praias paradisíacas e acesso fácil.
Agora que você já conhece a história de Alter do Chão, não deixe de nos fazer uma visita!