Onde fica Alter do Chão? Quais as cidades mais próximas?

Muita gente ainda não sabe onde fica Alter do Chão e, por isso, vários exploradores sempre perguntam quais as cidades próximas para tentar se localizar. Mas, por que eu me espanto?

Porque Alter do Chão fica no coração da Amazônia, pertinho de Santarém, no Pará. É conhecida como a “Caribe da Amazônia” por causa de nossas praias de água doce que são simplesmente maravilhosas.

Tudo bem que sou moradora da região e suspeitíssima para falar, mas é que esta vila de Santarém já foi eleita o melhor destino pelo The Guardian. Então, como você ainda não descobriu esse paraíso?

Para te ajudar, vou explicar onde fica e uma visão geral de quais as cidades próximas para você conhecer melhor Alter do Chão. Vem comigo!

Afinal, onde fica Alter do Chão?

Como mencionei, Alter do Chão é uma vila situada no município de Santarém, no estado do Pará, com um pouco mais de 6.000 habitantes, e conhecida como Caribe Amazônico.

Embora não seja maior cidade que Santarém, Alter do Chão é a principal base para os turistas que desejam explorar as belezas dos rios Tapajós e Arapiuns.

Com uma localização estratégica, a apenas 34 km do Aeroporto de Santarém (STM), é o ponto de partida para todos os viajantes que chegam de toda parte do Brasil.

Além disso, muitos passeios de lancha e barco partem principalmente de Alter do Chão, incluindo aqueles que visitam a Praia de Pindobal, no município Belterra.

Como chegar a Alter do Chão, no Pará?

Chegar a Alter do Chão, vila localizada no Pará e cercada pela riqueza amazônica, é mais simples do que se imagina.

Como já destaquei, o Aeroporto de Santarém fica a apenas 34 km da vila e recebe voos diários de Belém, Manaus e Brasília. As companhias aéreas Latam, Gol e Azul operam voos diretos a partir dessas três cidades.

Para quem está em Manaus ou Belém, também é possível fazer o trajeto de barco até Santarém, com duração de duas ou três noites, dependendo da cidade de partida. Essa pode ser uma boa opção para quem está sem pressa e sabe bem o que fazer em Alter do Chão.

O custo varia conforme a rota e o tipo de acomodação escolhida. Já aviso que a viagem de barco pelo Rio Amazonas é uma experiência única e vale cada minuto!

Lugares próximos a Alter do Chão

Quem pensa em visitar Alter do Chão, sempre acaba esticando a viagem para outras cidades turísticas do Pará, como Santarém, Belterra e Salinópolis.

Afinal, Alter é uma vila pequena e todo e qualquer passeio aqui vai parar em alguma praia de outro município – e está tudo bem e maravilhoso.

Então vou contar um pouco do que encontrar em cada uma delas para você aproveitar muito mais.

Santarém

Aqui eu já fiquei um dia inteiro para explorar antes de voltar a Alter do Chão. Santarém é uma das cidades próximas, fica a uns 15 minutos do aeroporto, com uma estrada que vai para Alter do Chão e outra para a própria cidade.

O destaque aqui é o rio Tapajós e sua junção ao rio Amazonas. É possível vivenciar esse fenômeno sem precisar gastar nada.

Quem quiser fazer o passeio de barco com maior privacidade, recomendo o camarote das embarcações, mas seja qual for a sua escolha, o transporte fluvial segue para várias cidades no sentido Santarém – Manaus.

Além disso, sugiro a visita ao Mirante para apreciar o encontro dos rios de outra perspectiva, e comprinhas no Mercadão 2000.

Para um passeio mais cultural, visite a Igreja Nossa Senhora da Conceição e o Centro Cultural João Fona, que considero como paradas obrigatórias.

Informações úteis

  • Endereço do Centro Cultural João Fona: Praça Avenida Adriano Pimentel, s/n – Prainha, Santarém – PA
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta (8h às 17h)
  • Telefone: (93) 3523-0658
  • Nota no Google: 4,5

Belterra

Belterra é um município de Alter do Chão, a 9 km do centrinho, repleto de praias acessíveis pelo rio Tapajós e opções para comer na cidade.

A sua principal praia é a Praia do Pindobal, muito procurada pelos turistas por conta de seus quiosques à beira-mar. Com várias cabanas de palha na beira do rio Tapajós, achei o lugar perfeito pra relaxar.

Dá pra alugar uma sombrinha nesses restaurantes locais e aproveitar o dia sem preocupação. E olha, o pôr do sol é um espetáculo à parte, acontece direto na água, de frente pras barracas da praia.

Quando o dia estiver indo embora, não esqueça de pegar o celular e registrar essa maravilha.

Além do Pindobal, há outras praias de Belterra, como a Praia de São Domingos, Ponta do Muretá e a Praia do Maguari, que eu recomendo.

Salinópolis

Recentemente dei um pulo em Salinópolis, a 218 km de Belém, e fiquei surpresa com o que vi. A cidade de praia está crescendo rápido, e o número de carros com som, também. Não se espante se presenciar pessoas estacionando os carros na areia. Ali é bem comum.

Ah, Salinópolis tem umas farmácias enormes, impossível não ter o que você precisa em uma delas. Caso você esqueça de algum item na pousada ou em casa, aproveite para ir às comprinhas em Salinópolis.

Ah, as duas praias principais são Farol Velho e Orla do Maçarico. E não esqueça de pegar o pôr do sol, é um espetáculo bonito, considerando o mapa do Pará.

Um detalhe que já ia esquecendo de mencionar é que Salinópolis fica mais afastado de Alter do Chão, mas mesmo não sendo uma das cidades tão próximas, vale a visita.

Amanda Galvão
Amanda Galvão

Meu nome é Amanda Galvão, sou sócia-proprietária da Casa Saimiri, uma pousada em Alter do Chão. Sou uma pessoa direta, realista e leal. Meu objetivo é proporcionar uma experiência incrível aos meus hóspedes, fazendo com que se encantem com as belezas da região. Além disso, busco promover a conscientização sobre a importância de proteger e preservar nossa fauna. Sou apaixonada por música, especialmente rock 'n roll e heavy metal, e adoro ler, fotografar e pintar. Sou determinada em alcançar meus objetivos de vida e deixar um impacto positivo na vida das pessoas que me cercam.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A hospedagem mais bem avaliada no Google em Alter do Chão